Narciso Mauricio dos Santos**
O questionamento deu-se a partir da necessidade em ministrar aulas de Educação Física Escolar considerando a realidade observada: falta de espaço físico, materiais e a resistência dos alunos em detrimento ao modelo esportivista presente na escola. Os objetivos do estudo pautaram-se em reinventar práticas educativas como possibilidade de ir além do cenário encontrado e ter coerência entre o que pensamos fazer e o que realmente realizamos. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Estadual Senador Casemiro da Rocha, Ribeirão Pires/SP, com alunos do ensino fundamental 5ª a 8ª séries e apóia-se na LDB 9.394/96, artigo 26 parágrafo 3º, onde afirma que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica...” e o item IV do decreto 69.450/71, onde direciona e regulamenta o uso do espaço para atividade física. Sendo assim, perceberam-se algumas incoerências em relação aos documentos, primeiro que obriga e segundo que limita. O procedimento metodológico utilizado pautou-se em estudo de caso na modalidade qualitativa com base em Yin (2001) que prioriza observação detalhada do contexto. Partindo dessas considerações, pensou-se na reinvenção das práticas de maneira lúdica, divertida e prazerosa, propondo aos alunos a percepção da consciência corporal, descobrindo naturalmente as habilidades e potencialidades, mesmo diante do espaço limitado. Alternativas foram criadas, atividades desenvolvidas e contextualizadas antes das práticas, onde, precisavam entender o propósito das ações e realizá-las dentro do contexto e necessidades. Os resultados foram transcritos pelos alunos na forma de relatos após observações. Concluiu-se que a pesquisa contribuiu na socialização dos pares, revelou a presença feminina, fortaleceu a participação dos excluídos do contexto do esporte, confirmando que o componente curricular transcende os limites da quadra esportiva, desvelando manifestações em detrimento a cultura do movimentar-se.
** UMESP – Universidade Metodista de São Paulo/SP - Brasil
Mestrado em Educação – Linha de Formação de Educadores
Orientação: Profa. Dra. Jane Soares de Almeida – UMESP/SP
Dados Bibliográficos:
ISSN 1981 - 8564 -Volume 3 nº 3, p.32. Setembro de 2009.
* - Título do trabalho de pesquisa apresentado no III CONEF - Congresso Nacional de Educação Física - UNESP - Bauru/SP , no período de 21 a 25 de setembro de 2009. Tema do evento: "Expandindo e integrando conhecimentos científicos".
Maiores e observações ver site: http://www.conef.com.br/
(link trabalhos).
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