terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

OS ESTEREÓTIPOS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DE ETECS.

As práticas educativas direcionadas para o ensino médio e os desafios enfrentados pelos professores e professoras de Educação Física em relação a adotar uma postura que contemple o trabalho com turmas heterogêneas constituem-se em um processo de construção social e histórico amparado por legislação, mas, que também vem sendo tratado e discutido por alguns pesquisadores da área. No âmbito deste contexto, os objetivos desta pesquisa tiveram como ênfase (a) pensar sobre o corpo e as práticas educativas da Educação Física escolar direcionadas por professores e suas possíveis relações na construção dos estereótipos masculinos e femininos, (b) averiguar e apontar como os corpos são construídos sob o olhar de referências, atributos e culturas advindas das relações de gênero e (c) investigar se as questões de gênero imbricadas nas práticas educativas da Educação Física direcionadas aos alunos do primeiro ano do ensino médio tem relevância para a criação de estereótipos entre homens e mulheres e /ou meninos e meninas tendo em vista através de dados teóricos que a área possui uma forte tendência à direcionar suas práticas  ao público  masculino. Nesta perspectiva, a pesquisa teve como eixo metodológico, um estudo descritivo de análise qualitativa com técnicas de entrevistas semi-estruturadas para a obtenção de dados empíricos; se apropriando das ferramentas de computação e de internet para organizar os dados, neste caso específico priorizou-se somente aos alunos do primeiro ano do ensino médio de três instituições do Centro Paula Souza, a saber: ETEC Adolpho Berezin - Mongaguá, ETEC de Itanhaém - Itanhaém e ETEC Dra. Ruth Cardoso – São Vicente. O foco dos questionamentos nestas entrevistas emergiu das temáticas sobre estereótipos e relações de gênero e tiveram como direcionamento os seguintes questionamentos:
- Durante as práticas educativas da Educação Física escolar, observa-se algumas interferências por parte dos alunos e até mesmo de professores em relação às questões de gênero? - A escola enquanto instituição e as práticas da Educação Física contribuem para fortalecer valores conservadores em relação às questões de gênero? - As práticas educativas da Educação Física na escola contribuem para reforçar a construção de estereótipos?
Pensando nestas problemáticas destacadas, o referencial teórico se valeu dos escritos sobre gênero, da crítica teórica feminista e das atuais publicações na área da Educação e especificamente da Educação Física escolar para justificar os possíveis apontamentos investigados. As contribuições da pesquisa pautaram-se na apresentação de dados sustentáveis que reforçam a importância da discussão sobre as relações de gênero e as possíveis construções de estereótipos no espaço escolar. Os resultados alcançados apontam que é necessário rever os conceitos em relação ao masculino e feminino durante a estruturação e elaboração das práticas educativas direcionadas para alunos e alunas do ensino médio.   




Narciso Mauricio dos Santos
Centro Paula Souza - ETEC “Adolpho Berezin” – Mongaguá/SP.

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