terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A UTILIZAÇÃO DO SEMINÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Sabe-se que ao longo da história, a Educação Física priorizou conteúdos em uma dimensão quase exclusivamente procedimental. Pensando nos conteúdos da Educação Física, não se pode deixar de considerar que a disciplina também pode tratá-los de forma atitudinais e conceituais. Coll et al.(2000), definem os conteúdos como uma organização selecionada de formas e saberes culturais que podem ser caracterizados como: conceitos, explicações detalhadas, habilidades apropriadas, diversos tipos de linguagens, valores éticos e morais entre outros.Também é importante sublinhar que os conteúdos escolares, destacados para essa discussão possuem vastos resquícios históricos e socialmente construídos, sendo elaborados e reestruturados conforme as diversas realidades nas quais os docentes enfrentam e até mesmo perpassam em suas experiências diárias e formativas. Diante destas considerações, observa-se também em alguns cursos de formação profissional da área, que os currículos priorizam tratar dos assuntos ligados à disciplina, apenas na perspectiva do que se deve saber fazer - (dimensão procedimental), e desta forma, os professores acabam por apresentar dificuldades em trabalhar os conteúdos na forma conceitual, ou seja, o que se deve saber. Neste caso, os conteúdos estão diretamente ligados a conhecimentos, habilidades, hábitos, valores e atitudes, organizados pedagógica e didaticamente. Assim, percebeu-se no cotidiano da escola em evidência, após observações de anos anteriores, que os alunos apresentavam resistências a iniciativas que incluíssem discussões sistematizadas sobre a dimensão conceitual e atitudinal nas aulas de Educação Física, tendo em vista a cultura construída historicamente ao longo dos tempos. Assim sendo, adotou-se no planejamento da disciplina de Educação Física da Etec Adolpho Berezin – Mongaguá, desde o ano de 2006, tratarmos alguns assuntos considerados emergentes, utilizando como estratégia o seminário.  Pensando nas problemáticas apontadas, mais do que ensinar a fazer, os objetivos que permeiam esta prática pedagógica estão diretamente ligados aos contextos nos quais são esperados que os alunos atinjam e se classificam em: obter uma contextualização das informações, aprender relacionar-se com os colegas respeitando o processo de ensino-aprendizagem e a diversidade de cada um, aproximar o aluno do processo de pesquisa e saber apropriar-se dos meios tecnológicos para facilitar o ensino. A justificativa para o desenvolvimento de seminário, vem ao encontro e contribui com o processo de reflexão, exigindo dos alunos disciplina, rigor, metodicidade e sistematização, fazendo avançar o saber. Também, é interessante verificar que o significado etimológico da palavra Seminário – “origina-se do latim seminariu, que significa viveiro de plantas onde se fazem sementeiras”. (FERREIRA, 1997). Por sua vez, sementeira dá a idéia de proliferação daquilo que se semeia, levando essa técnica, significar a ocasião de semear ideias ou de favorecer sua germinação. A metodologia para essa proposta está centrada nos estudos de Veiga (1991), pois considera característica essencial do seminário, promover a oportunidade dos alunos desenvolverem requisitos que se referem à investigação, crítica e independência intelectual. O conhecimento a ser assimilado e reelaborado é estudado e investigado pelo próprio aluno, como sujeito de seu processo de aprendizagem. O professor assume o papel de coordenador, o grupo da classe, debatedores. Enquanto técnica de ensino envolve elementos da aula expositiva e dinâmica de grupo. Nesse contexto, empregar seminário como estratégia de ensino-aprendizagem implica três etapas: preparação, apresentação e avaliação. (VEIGA, 1991). Como resultado desta proposta, aponta-se alguns trabalhos significativos que obtiveram repercussão na região, onde os alunos, após conclusão da proposta disciplinar, apresentam a comunidade escolar e em outras unidades estaduais, principalmente na ocasião da divulgação do vestibulinho. 

Palavras – chave: Educação Física. Seminário.  Conteúdos. Ensino-aprendizagem.

Narciso Mauricio dos Santos.
Centro Paula Souza - ETEC: “Adolpho Berezin” – Mongaguá / SP.

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