IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Unesp Rio Claro/SP.
O IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física dá continuidade a uma trajetória de reflexões e de produção de conhecimentos, enquanto área acadêmico-profissional, bem como objetiva aprofundar a analise e a discussão sobre a produção do conhecimento nos contextos da formação e da atuação profissional no referido campo. Nesta proposta privilegia-se a questão da prática, mas da prática como lócus de formação, produção de saberes e processo de profissionalização. A questão da prática traz subjacente a ela elementos do movimento de profissionalização do ensino e aspectos da profissionalização da Educação Física no que se refere a pensar numa epistemologia da prática profissional, imprescindível para captar e analisar a prática profissional em ação. Trata-se, portanto, de iniciativa diferenciada no país, de relevância teórico-científica inegável, com implicações concretas nos processos de formação profissional e constituição de práticas educativas (intervenção) nas diferentes áreas de atuação profissional presentes no evento. A participação de pesquisadores de reconhecida inserção internacional contribui para a constituição de redes colaborativas envolvendo diferentes grupos de pesquisa, incluindo os professores da educação básica vinculados a esses grupos. Tal iniciativa visa gerar novos conhecimentos que possam se efetivar em práticas inovadoras no ensino (universidade e escola), na pesquisa e na extensão.
O IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física dá continuidade a uma trajetória de reflexões, produção de conhecimentos e trabalho humano no campo da intervenção profissional, privilegiando dessa vez a questão da prática em diferentes contextos de atuação, mas também da prática como um lugar de formação, produção de saberes e processo de profissionalização. Nesta direção dialoga com a atual Diretriz Curricular de Formação Inicial e Formação Continuada de Professores quando assinala que há necessidade de se analisar a prática profissional ou mesmo quando dá ênfase para a perspectiva de se formar um profissional que tem na pesquisa um instrumento para o exercício da profissionalidade, assim como chama a atenção para a dimensão interdisciplinar que deveria permear as ações pedagógicas e profissionais (BRASIL, 2015). Da mesma forma se comunica com a, ainda vigente, Diretriz de Formação Profissional em Educação Física, Resolução CNE/CES 7/2004, naquilo que se refere aos campos de intervenção da área e de conceber a Educação Física como uma área acadêmico profissional que tem no movimento humano o seu objeto de estudo (BRASIL, 2004).
O IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física buscam reunir, como já foi colocado, profissionais, estudantes e pesquisadores, visando dar mais um passo na compreensão e promoção da prática como um lugar de formação, sedimentação da profissão, inserção profissional e intervenção profissional, constituindo-se no lócus privilegiado de ação humana, de saberes tácitos, mas também de uma produção de conhecimento que trás necessariamente a reflexão teórica.
O Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física” (SEPEF) foi promovido pela primeira vez, em 2002, na UNESP – Campus Rio Claro, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (NEPEF), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade desta mesma instituição. Trata-se de um evento científico bianual com seis edições realizadas (2002, 2004, 2007, 2008, 2010, 2012 e 2015).
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